Belfast - Causeway Coastal Route8

Giant’s Causeway e a Causeway Coastal Route

Eu queria dizer que este foi o passeio-com-vista-pro-mar-e-campos-tudo-junto-e-misturado mais lindo que fiz nessa vida.

Nunca, nunca mesmo pensei que iria encontrar tanta beleza natural na Irlanda do Norte. Suspiro pensando em voltar e ver tudo com mais tempo…

Belfast - Causeway Coastal Route7

Saímos de Belfast cedinho, rumo à Giant’s Causeway. Foi disparado o melhor passeio que fiz na(s) Irlanda(s). Um sonho que vou tentar contar para vocês, mas multipliquem várias vezes meu entusiasmo.

Belfast - Causeway Coastal Route4

Avisaram que ventava e que o tempo era meio instável na região. O que eu não esperava era passarmos do temporal ao dia de sol com nuvens e arco-íris que insistiam em brotar a cada 10km, muitas vezes em aparições duplas.

Belfast - Causeway Coastal Route2

Belfast - Causeway Coastal Route

Mas o vento era de pré-furacão (exagerei, mas era quase isso) e uma rajada balançou nosso ônibuszinho deixando todo mundo apreensivo.

Belfast - Causeway Coastal Route3

A Causeway Coastal Route é uma estradinha liiiiiiinda que vai ao lado do mar e que uma hora está no nível dele e pouco depois está em cima de um platô de onde se vê falésias.

São 90 km de Belfast a Bushmills pela costa e pouco mais de 60km pela entediante autoestrada expressa cheia de pistas. Por isso vá pela costa e volte pela autoestrada.

Belfast - Causeway Coastal Route9

Belfast - Causeway Coastal Route11

Belfast - Causeway Coastal Route10

Belfast - Causeway Coastal Route8

A estradinha segue pela costa e volta para o interior. Você passa por lindas e pequeninas cidades com casinhas de contos de fadas e campos de verde irlandês e então você dá de cara com uma marina pequena e linda…

Belfast - Causeway Coastal Route6

Belfast - Causeway Coastal Route6_

Belfast - Causeway Coastal Route5

E aí quando já está quase morta de tanto amor por esse local, ela põe um castelo no seu caminho, o Dunluce.

Belfast - Causeway Coastal Route - Dunluce Castle3

Belfast - Causeway Coastal Route - Dunluce Castle

Não pudemos ir na Carrick-a-Rede, aquela ponte de cordas que os pescadores construíam para observar salmões. Ela liga uma falésia a uma ilha de rocha e está a 30m do mar e tem 20m de comprimento.

Belfast - Causeway Coastal Route - Carrick-a-Rede Rope Bridge

Lindo, mas agradeço ao deus grego Bóreas, responsável pelo vento frio e violento que não permitiu que nossa travessia fosse feita. Eu ia morrer de medo!

E então chegamos na Giant’s Causeway, que possui um centro de visitantes muito bonito, com uma lojinha ótima (mas não exatamente barata) e um café e restaurante para lanchinhos rápidos.

Belfast - Giants Causeway2

Belfast - Giants Causeway3

Belfast - Giants Causeway

Minhas fotos de lá estão péssimas. Ventava tanto a ponto de me desequilibrar e eu senti tanto frio, que fiquei 10 minutos e voltei correndo pro ônibus.

São cerca de 40 mil colunas de basalto que formam um dos cenários mais bonitos que já vi nesse mundinho.

Belfast - Giants Causeway5

Belfast - Giants Causeway7

Você pode fazer o caminho do Centro de Visitantes até as formações a pé ou pegar um ônibus que sai de lá e te deixa nas formações.

Ele roda o dia todo e carros não entram no parque e esse caminho de 1,5 km deve ser incrível no Verão, uma caminhada perfeita. Mas no Outono, pra mim, não deu.

Belfast - Giants Causeway8

A lenda irlandesa diz que um gigante irlandês queria brigar com um gigante escocês, porque é perto, a Escócia tá logo ali, sabe como é, eu tô achando que ele era ariano ou leonino que arrumam briga mesmo sem motivo (heheh). Como não havia barco grande o bastante para atravessar, o irlandês construiu a calçada que ligava os dois com colunas de pedras.

Aí o escocês valente aceitou a briga e partiu pra Irlanda, até que a esposa do irlandês viu que o homem gigante escocês era maior e mais forte que o marido. Ela mandou ele calar a boca e deixar de bobagem (ok, é possível que isso não tenha acontecido também) e o disfarçou de bebê.

Quando o escocês chegou na casa dos dois pensou: se o bebê é desse tamanho, imagina o pai!!! E fugiu correndo, destruindo a calçada. A outra ponta da calçada fica na ilha escocesa Staffa que é desabitada e não se vê gigantes por lá há muitos e muitos anos.

Belfast - Giants Causeway6

É um lindo lugar, imperdível e um dos melhores passeios da Irlanda do Norte. Quero muito voltar e fazer os 90km em 3 dias. Apesar de todo o vento!

Preços em outubro 2013: adultos – £8.50, crianças – £4.25, família – £21.00.
Aberto todos os dias. Fica na 44 Causeway Road, Bushmills.

Parte deste texto foi publicado no Viaje na Viagem primeiramente. Fui como enviada especial nessa viagem representando o VnV e convidada pelo Tourism Ireland. Foi uma viagem patrocinada, uma press trip. Aqui eu irei desmembrá-lo e por mais detalhes e mais fotos também.

Vou contar sobre Dublin, Howth, Bushmills e Belfast.

4 comentários sobre “Giant’s Causeway e a Causeway Coastal Route

  1. santista11 disse:

    Muito lindo mesmo! Às vezes somos presenteados com dias simplesmente perfeitos para alguns passeios… O seu, de quebra, ainda teve emoção. A Irlanda tá na minha “listinha”. Babei com o post, parabéns. Bjs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s