Um domingo em Paranapiacaba

Paranapiacaba é um lugarzinho perdido no tempo próximo a Santo André, a pouco mais de 1h de São Paulo.

Charmosa, pitoresca e em parte caindo aos pedaços (que dó, que dó!!), Paranapiacaba teve seus dias de glória num passado não muito distante.

Construída no topo da serra como centro de controle operacional e residência para funcionários da São Paulo Railway no final do século XIX, ela servia de ligação entre o interior e o porto de Santos.

Com uma arquitetura bastante típica, as casas eram divididas entre residências dos engenheiros, dos casados e dos solteiros. No topo da colina de onde se avista toda a vila tem a casa do engenheiro chefe, hoje transformada em museu.

Logo na entrada da cidade tem uma charmosa igrejinha construída em 1889, simples de tudo, mas uma fofura.

Há também o Museu Tecnológico Ferroviário, o Antigo Mercado e um passeio de Maria Fumaça que no dia que fui só apitava, mas não saía do lugar.

Em dias claros era possível avistar o mar do mirante hoje com o acesso (escadas) destruído. Uma outra pena, parece que está assim faz tempo.

O acesso é fechado a carros aos domingos, você precisa deixá-lo fora da Vila. E prepare-se para caminhar e muito. A volta ladeira acima é matadora, mas vale o passeio.

Uma coisa boa: os banheiros públicos são impecáveis apesar de gratuitos, mas não tem espelho. Construído por engenheirOs e não arquitetAs provavelmente.

E…bom…nem sei como dizer isso…mas…eu fotografei um ovni sem querer (sim, em minúsculas pra não chamar atenção). Não era sujeira na lente, pois não limpei após essa foto e não apareceu em mais nenhuma. Já disse que achei aquele lugar meio sinistro? ;o)

A foto e cortes do detalhe:

That’s all, folks!

11 comentários sobre “Um domingo em Paranapiacaba

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s