O descaso da TAM

Aviso: esse é um post malcriado!

Eu queria saber com que direito a TAM trata seus clientes fidelidade como gado?

Em dezembro troquei meus pontos no fidelidade para ir com a minha irmã para Santiago no mês de março.

Ela sai do Rio, faz conexão em SP e pegamos o mesmo voo para Santiago. Na volta, saímos de Santiago juntas, ela faz outra conexão em SP e daqui segue para o Rio.

Desde então venho entrando dia sim, dia não no site para tentar fazer a marcação dos assentos, visto que queremos sentar juntas, óbvio! Além disso, eu confesso que sou claustrofóbica e preciso sentar na janela pra não ter piti no avião. Por isso eu marco sistematicamente meus assentos voo após voo durante os últimos 20 anos.

Hoje resolvi ligar na central de atendimento porque achei que já estava demais e todos os assentos apareciam ocupados no site. A atendente me disse: só dá pra marcar na hora porque a TAM só disponibiliza 40% da ‘aeronave’ para marcação antecipada.

Concluí que não era possível, alguém tá maluco porque eu não creio que 40% dos assentos foram reservados em 2 dias.

Depois de insistir, ela me disse que eu poderia ligar no Fale com o Presidente, que na verdade é um Fale com outro Atendente, o que fiz.

Expliquei à menina que minha irmã estava saindo do Rio, faria conexão aqui em SP e nós queríamos viajar juntas. Ela me disse que as passagens na tarifa promocional ou trocadas através de pontos do Fidelidade não davam direito à marcação de assento antecipada.

Olha, eu vou te dizer uma coisa: é preciso muita educação numa hora dessas e muita autoestima para não se sentir um lixo.

Nós sabemos que os pontos são adquiridos em função da classe de tarifas as quais você compra a sua passagem. Então, mesmo que eu viaje sempre na mais barata, eu vou precisar voar mais pra conseguir juntar os pontos. Se eu viajar sempre na tarifa cheia, também vou acumular pontos mais rápido, visto que nessas tarifas a pontuação é maior.

No final das contas, o que quero dizer é que esta passagem não foi grátis. Eu não ganhei ela! Eu paguei, mesmo que aos poucos e em suaves prestações por ela! E como me sentir numa situação em que o cliente fidelidade da TAM é tratado quase como o ‘passageiro indesejado’, aquele que senta em qualquer lugar que sobrar?

Veja bem, eu fiquei realmente chocada com as palavras da menina: cliente de tarifa promocional e que viaja com passagem resgatada com pontos não pode marcar assento.

Sou viajante frequente desde 1992, meu cartão já foi vermelho, agora é azul, mas nem por isso eu me acho melhor que um cliente comum. Eu só acho que você fazer um programa fidelidade e depois ser tratado como se estivessem fazendo um favor e te ‘dando’ uma passagem, não é condizente com o nome do programa.

As sugestões da atendente: a Sra. pode tentar falar com a moça do check in, ignorando que minha irmã já vem com o lugar dela marcado desde o Rio; a Sra. pode pedir pra alguém trocar de lugar com vocês no avião, ignorando que isso é uma p**a falta de educação com outro passageiro; a Sra. pode falar com a comissária e ver se ela consegue sentar vocês juntas, claro que os comissários não tem nada mais pra fazer nessa hora…

Finalmente eu dei a ideia de ligar pra minha irmã na hora do check in e falar em qual assento estou e rezar pra ninguém escolher o do lado.

Olha, eu tô muito brava, não é uma bobagem, e eu realmente gostaria que tivessem dado uma solução na hora.

Vai ver a atendente pensou: isso porque não contei que o próximo passo é a TAM cobrar o papel higiênico de clientes que comprarem promocional ou adquirirem passagens com seus suados pontos.

Detalhe: eu também troquei uma passagem com pontos Smiles pra Natal em abril. Adivinha? Marquei o assento na hora da reserva! Ao menos na GOL somos mais respeitados…

6 comentários sobre “O descaso da TAM

  1. Carla(2) disse:

    Mô pelo visto essa atendente-presidente tá por fora. Olha oq ue aconteceu comigo: em Dezembro troquei milhas da minha mae para ela ir e voltar de Fortaleza. Na hora eu consegui reservar os assentos dela, da ida e da volta. Em janeiro, fui comprar as minhas passagens (compradas e compradas bem carinhas, diga-se de passagem) e não consegui de jeito nenhum reservar assento p/ mim. Não aparecia a opção. Aí na hora que fui fazer o check-in nos totens do aeroporto, me dava um assento láááááá na ultima fileira, na parede do banheiro. E minha mãe estava na 2…. Aí falei com a moça do despacho de bagagens, mas ela nao conseguiu fazer nada. COnclusão: falei com a comissaria e rapidamente o assunto foi resolvido. Fui sentada com a minha mãe na fila 2. Na volta fiz o check in com a moça do check in, e ela já nos colocou juntas, eu ao lado do assento que ja estava reservado para minha mãe.
    Ou seja, deve ser pau de sistema, pois as situações não tem consistência!
    Mas o importante é que voces estão indo para Santiago, aproveitem!!!

  2. Luciano disse:

    Mô, também estamos em uma situação parecida. Emitimos POA-SCL-POA com pontos, mas com pontos reduzidos (4000 cada trecho) e também não conseguíamos marcar assentos. Fomos até a loja da TAM no aeroporto e lá disseram que tarifa promocional só pode marcar assento 72h antes do vôo, ou seja, fazendo o check in online. Vamos ver no que dá, pois vamos com nossa filha de 5 anos junto, e nada de irmos separados!

  3. Lena disse:

    Mô, esta história está estranha mesmo… Emiti dois bilhetes para o exterior com o Fidelidade TAM, há não tanto tempo e reservei os lugares pelo site normalmente.

    Em compensação, em janeiro passado, comprei uma passagem da LAN, que agora é TAM (ou TLAN!) e só consegui marcar os assentos após abertura do check in online, que só acontece 24 horas antes do vôo. Mas entrei assim que deu as 24 horas e estava cheio de lugar disponível.

    Se não conseguir resolver seu problema antes, faça assim: pergunte a que horas abre o check in online. Entre no site e faça.

    Beijo e boa sorte!🙂

  4. Yara disse:

    Eu acho muito estranho que, em em 24 horas são preenchidas todas as poltronas de um avião com 200 pessoas assim que abre o check in . Viajamos dia 13.11.14,e ontem dia 10.11, não tinha sido aberto ainda .Não são 72 horas antes? Gostaria de saber qual é o critério que os senhores usam .

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