Dia 3 – Lerês lisboeta com duas surpresas!

Uma boa e uma ruim, claro! A ruim deixarei por último, pois foi o fechamento do dia.

Começamos o dia pelo Miradouro de Santa Luzia para de lá seguirmos para o Castelo de São Jorge. O dia estava lindo e dele dá para ver as ruazinhas de Alfama, o Tejo e algumas igrejas. Fica ao lado do Castelo e subimos com o Elétrico 28, aquele da turistada.

img_0182

A altura dos muros não me deixa muito a vontade e me dá enjôo, mas até que andei um pouco por lá.

img_0193

img_0197

Adoro a vista que o Castelo tem da Baixa! As praças, os quarteirões quadradinhos, os telhados…

img_0205

img_0207

Eu ficaria horas ali só olhando, mas vamos seguir que tem coisa demais para ver!

Um breve passeio pelo Bairro do Castelo, que fica dentro das muralhas e suas ruazinhas estreitas e suas sacadas cheias de flores.

img_0210

img_0214

Continuamos o dia com um passeio pelo Chiado e por incrível que pareça, tentando encontrar a Igreja do Carmo.

Lá pelas tantas, finalmente achamos! Esta foi a surpresa boa de Lisboa.

img_0240

Achei – deixa pensar na melhor palavra – emocionante.

Esta foi uma das mais importantes igrejas góticas (construída em 1423) de Lisboa e ruiu no fatídico terremoto de 1755. Como era Dia de Todos os Santos, ela estava lotada.

Não foi reconstruída e possui um museu interessante, apesar de pequeno e de uma ou outra coisa esquisita, como por exemplo duas múmias sentadas nada a ver com o local!

De lá, demos de cara com o Elevador Santa Justa que nesta ocasião estava todo iluminado de azul para o Natal. Muito bonito, de ferro, debruçado sobre a cidade.

img_0245

img_0250

Ops, esqueci de contar: entre o Castelo e a Igreja da Graça, também zanzamos pela Praça do Comércio, Rua Augusta, Praça dos Restauradores, passamos na Ask me Lisboa (adoro essa lodjinha), tentamos ir ao Cais do Sodré, mas a muvuca nos fez desistir.

Podres de cansadas, pegamos o Metro e fomos para o hotel. Aí…

Não tinha luz! Isso mesmo, não tinha luz! Um pobre gatinho entrou na caixa de luz do hotel e puf, queimou tudo inclusive ele mesmo. Subimos pelas escadas, com velas na mão, em uma cena surreal. No dia seguinte, nosso café da manhã foi no outro hotel da rede (Zurich) que ficava pertinho pois não havia luz ainda.

Por hoje é isso! See you soon, folks! Amanhã tem Sintra!

img_0246

img_0252

14 comentários sobre “Dia 3 – Lerês lisboeta com duas surpresas!

  1. Mari Campos disse:

    Uh, hotel no escuro por tanto tempo é trash; mas Portugal é tão lindo que deixa pra lá, né? ah! só hoje fui ver o perguntódromo, então deixo aqui meu palpite: eu suuuper iria de trem Londres-Paris ou o inverso. Aliás, eu pretendo fazer essa viagem, de preferência ida e volta, esse ano também. Conheco gente que fez e amou a praticidade/ Apesar de claustrofóbico, pra mim nada é pior que voar rsrsrsrs

  2. Mô Gribel disse:

    Oi, Carmen! Que imagem? Eu tenho umas fotos dos detalhes, mas não vi nada tipo assim…rs Me conta!
    Mari, foi tranquilo, pq chegamos no hotel as 22h, dormimos e no dia seguinte de manhã já saímos pra rua. No final a gente dá boas gargalhadas lembrando!
    Majô, querida, saudades!!! Beijos

  3. Mô Gribel disse:

    Oi, Ki!
    Vc sabe, ainda não estive na França, mas eu ainda irei! rs
    Estas ruas do Castelo (que é do Sec. XII) são uma gracinha! Não sei ao certo de quando são, mas parecem que sempre estiveram lá…
    Já as que fotografei de cima, são da resconstrução após o terremoto de 1755. Fica na parte ‘nova’ de Lisboa, que é a Baixa (ruas de comércio) e o Róssio (foto da praça que já tem 6 séculos com o Teatro Dona Maria no fundo).

  4. Mô Gribel disse:

    Ai que dó que eu fiquei do pobre…:(
    Mas eu fico torcendo porque eu estava mó brava aí o moço falou o que tinha acontecido daí eu mudei de humor. Será que ele não falou isso só pra eu não brigar com ele?? rs
    (deixa eu crer que sim…)😀

Deixe uma resposta

