Acima das nuvens…

Com licença, por favor, vou pular Viña e Valpa.

Inspirada pelo frio que faz hoje em São Paulo – 10ºC, 20h – resolvi passar Valle Nevado na frente.

No dia anterior, conversando com outras pessoas no passeio do litoral, soube que tinha neve até o joelho em Valle Nevado.

Eu tinha reservado o domingo para ver as coisas que não tinha dado tempo em Santiago, mas não aguentei! Paguei meus 50 dólares e fui subir a Cordilheira.

A van saiu pontualmente e eu me preparei para o frio. Gorro, luvas, boina, botas térmicas, cachecol, óculos de sol, legging por baixo da calça e a maravilha das maravilhas contra o frio: um casaco de fleece que comprei em Santiago. Detalhe é que eu achei que ele era a maior porcaria, pois foi absurdamente barato.

A subida tem toda a explicação do guia, com paradas no meio do caminho para o pessoal se aclimatar. Desta vez não fiquei tonta, não entupiu o ouvido, não funguei. Sucesso!

E lá se vai a turistropical distraidamente olhando pela janela e escutando o que o moço falava. Claro, que me perguntava a cada 100m aonde estava a droga da neve e já me arrependendo de não ter ficado em Santiago.

Na 1ª parada, que é a 1500m, começamos a ver as montanhas nevadas. Oh, que lindo, oh, que coisa, ai, que emoção! E a temperatura caindo…

Lá pelos 2300m, acho que na curva 40 e poucos – sim, elas são numeradas e são 60 fechadíssimas – o guia começou a contar que os postes laranja que víamos na estrada eram usados como sinalização. No caso de nevascas ou neblina, eram a única indicação da pista para os motoristas. E contou também que muitas vezes os guias precisavam descer e ir na frente indicando aonde estava a estrada.

Achei tão emocionante que fiquei idiota. Sim, só pode. Já conto porquê.

Fiquei pensando naquiloe no meu vôo no dia seguinte pela manhã, o que eu faria se a estrada fechasse de novo e que eu não podia perder ele e tal, enfim.

Então o moço-guia contou que a estrada era mantida pelo Valle Nevado Resort Skybusanfa Corporation, não pelo governo e que eles vinham melhorando a qualidade dela com os anos.

Na hora eu olhei pela janela e vi umas pedras no acostamento, pintadas de branco e pensei: ah, que bacana e que trabalheira eles tiveram…pintaram as pedras para sinalizar melhor o caminho. Ahh, olha só, a medida que a gente vai subindo, as pedras que eles colocam são cada vez maiores, deve ser por causa de neblina… mas que bonitinho que fica, não? Será que brilham no escuro, a noite com os faróis?

Aí alguém me tirou do transe quando disse: olha lá, um laguinho-poça congelado.

Caiu minha ficha imediatamente e tive que me segurar para não rir de mim mesma e do mico injustificável se eu tivesse comentado sobre as pedras fosforecentes em voz alta. Logo após tinha um trator ou qualquer coisa parecida com um encostado, provavelmente usado na noite anterior para tirar o gelo da pista.

Não eram pedras, claro, era gelo. Sim, gelo, que era neve que caiu na estrada. Já sentiram vergonha de si mesmos? Pois é…agora isso me rende boas risadas e um post!😀

PS: não, não fiz sky-busanfa, não comi neve, não joguei em ninguém, não sentei no chão, mas pisei, pisei, pisei, fiz bolinhas. Tudo isso discretamente, tá?

PS²: o povo passou mal pacas na descida, viu? Quem manda beber lá em cima????

13 comentários sobre “Acima das nuvens…

  1. disse:

    Mô,😆 😆 😆 😆 vai ser caipira lá longe!!!

    Superlega! Adorei o post. Ri bastante😀

    Mô, as crianças aqui dos States fazem anjinho na neve. Sabe como é? Você deita no chão (com neve, lógico😛 ) e abre e fecha os braços e pernas, pra cima e pra baixo. Quando você levanta, fica a marca no chão, ou melhor, na neve, no formato de um anjinho com asas. É superbacana. Quando lia o seu post imaginei você fazendo anjinho no chão, he he. Ia ser o maior mico, hehe.😆

    Mô, eu uso fleece direto aqui em BTV – ajuda bastante contra o frio e eles são baratos, mesmo. Com 30 dólares dá pra comprar um bom e de marca, tipo assim Columbia ou NorthFace.:mrgreen:

  2. Mô Gribel disse:

    Eu tinha certeza que ia me chamar de caipira!!😆
    Ah, mas o que posso fazer? O máximo da neve que peguei no Brasil foi no sul, daquela que derrete assim que encosta na gente, sabe?😆
    E eu sei o que são os anjinhos, mas porque eu leio Calvin e Haroldo, tá? rs
    Quanto ao fleece, eu trouxe um sweater de Portugal que foi super barato tb. Não pode confundir com soft, tá? Isso dá bolinhas, não deixa transpirar, etc. (falou a expert em moda…ahahah)
    Zé, eu entrei na North Face em Santiago. Eu quis comprar TODOS OS CASACOS E JAQUETAS que eu vi lá. Os de gorethex, de 400 dólares principalmente.
    São lindos…lindos…lindos…snif….tô ficando deprimida…não comprei nenhum… achei caro… snif…. e aqueles que parecem seda?… ai, eu queria tanto… snif…nem ligo de morar no Brasil… afinal eu vou pra Patagônia e pro Polo Sul…um dia… snif..mas vou…😦 eh, dramalhão, né??😀

  3. disse:

    Mô, 400 dólares é muito caro! Aqui em BTV é bem mais barato. Tá na hora de você mudar seu destino para fazer compritas mais em conta. Aliás, quando é que você vem nos visitar, hein, hein?😀

  4. Emília disse:

    Mô, mais uma caipira presente!😆
    Chuiff…nunca vi muita neve, não. Só uma vez, na França, já caída, mas não era nesse nível de Valle Nevado. Acho lindo, mas nem é tanto fetiche para mim. Só de pensar no frio, brr…já me desanima.

  5. Paulo disse:

    Olá! To querendo fazer uma viagem ao Chile em Agosto. Devo sair no dia 23/08 e ficar 10 dias ( considerando os dois de deslocamento ) 2 gostaria de passar no Vale Nevado Resort. Nos demais o que você sugere? Pense em algo com charme… Agradeço muito a ajuda. abraços

  6. Mô Gribel disse:

    Oi, Paulo. Há muitas coisas para fazer no Chile. Santiago é uma cidade fácil de andar, com ótimos passeios para fazer a pé.
    Sugiro que passe pelos lugares aonde se pode ver a cidade do alto: Cerro Santa Lucia e Cerro San Cristobal. Caminhe pelo Centro, vá à Biblioteca e aos museus. Jante em Belavista, caminhe por Providência, reserve um dia para Valparaiso, que acho mais interessante que Viña del Mar.
    Procure passeios às vinículas, mas não vá à Concha y Toro. Achei meio esquemão disneylândia, tem menores mais charmosas.
    Com 1 semana, vc poderia separar 2 dias e ir até Mendoza, que tem uma estrada linda saindo de Santiago.
    Não conheço Isla Negra, mas dizem que é bem bacana também.
    Ah, em Santiago vá a Los Domenicos, um charme e fuja dos almoços pega-turista no Mercado Central.
    Sugiro um pulo no meu blogroll, onde vc encontrará:
    – dicas de restaurantes nos Destemperados,
    – dicas do Chile no Breno B,
    – ótimas dicas no Idas e Vindas da Carla Portillo,
    – e uma boa fuçada no Viaje Aqui, mas nos blogs, não no site, aonde vc encontrará ótimas dicas tb.

    Espero ter ajudado…
    Volte sempre!

  7. Majô disse:

    Mô, ri horrores lendo seu post, tá hilário:mrgreen:
    Vem cá, o que é fleet, boiei total com você e Zé falando. É camiseta térmica ?
    As fotos estão lindas como sempre😉 Arrasou na neve. O Zé é do contra🙄
    beijos

  8. disse:

    Mô, é só marcar a data que estaremos te esperando. Tô falando sério. E dinheiro não é problema, aqui você não vai gastar nada (a não ser que você queira arrebentar a boca-do-balão com compritchas):mrgreen:

  9. Mô Gribel disse:

    Paulo, eu acho que são coisas muito diferentes.
    Tb acho que a região dos lagos deve ser divina, tem mais minha cara, então posso ser tendenciosa…rs
    Só acho que não dá para fazer em 2 dias. É muita correria.
    Se eu fosse vc, ficaria os 2 dias em Valle Nevado, 1 dia em uma vinícula próxima de Santiago, 1 dia para ir a Valparaíso e um pulinho em Viña e o restante em Santiago.

  10. Mô Gribel disse:

    Majô, vamos visitar o Zé? Vamos? Azucrinar eles lá?😆
    Ah, Majô, não sei dessas térmicas que vc fala. Não conheço…
    Mas fleece é uma fibra ultra-quentinha, que por aqui é meio caro. Lembra soft, sabe? Algumas lojas vendem cobertores dela.
    Eu quero – muuuuuuuuuuuuuuito – um casacão que vi na North Pole…😆 Tá me dando até brotoejas!😆

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s