Andando pelo Porto e adorando!

porto1.jpg

Por que começar um post sobre o Porto com uma foto de um café? Porque este é o Majestic, oras!🙂

Mais uma:

porto33.jpg

Eu adorei o Porto. Achei uma cidade linda, mas com um pessoal um pouco menos simpático que Lisboa.

porto2.jpg

porto3.jpg

porto10.jpg

porto8.jpg

porto11.jpg

porto7.jpg

porto9.jpg

Até city tour fizemos por lá! E como eu sempre digo, eles não são totalmente inúteis. Tínhamos apenas 2 dias para conhecer tudo e certamente não seria possível. O city mostrou uma cidade diferente do centro, com prédios mais novos, parques, etc.

porto19.jpg

porto20.jpg

porto21.jpg

porto22.jpg

porto23.jpg

porto24.jpg

porto25.jpg

porto26.jpg

Eu gostei muito de andar naquele ônibus de dois andares. Como uma caipira que anda pela 1ª vez nele, sentei no andar de cima apesar o frio cão que fazia. Nem aí…e tudo com fones de ouvido, uma moça contando a história nos lugares que passávamos e (infelizmente) o mesmo fado de som de fundo durante quase 2 horas: se ser fadista é ser triste…lálálálálálá.

porto28.jpg

porto29.jpg

porto30.jpg

O primeiro dia estave meio feioso, nublado, com pouca luz. Mas o segundo, estava lindo. O céu azul de doer os olhos! Vocês sabiam que no Porto foi montada a maior árvore de natal da Europa? Pois foi! Ela mudava de cores – bem parecida com a do Rio de Janeiro, aliás. Ficava na praça que esqueci o nome, mas que foi a mais bonita que vi em Portugal.

porto18.jpg

porto4.jpg

porto5.jpg

porto6.jpg

porto12.jpg

porto13.jpg

porto14.jpg

Uma coisa interessante foi a Torre dos Clérigos. Todo mundo dizia – inclusive os guias – que era demais e tal. Achei de perto quase que meio bobo, fiquei decepcionada.

Pois foi só me afastar e vê-la de longe para mudar de idéia! Fantástica!

porto31.jpg

porto32.jpg

A Ponte do Eiffel – sabem, o mesmo de Paris? – é a coisa mais charmosa de lá. E sentar em um daqueles botecos embaixo dela, ver os letreiros de Vila Nova de Gaia e congelar no frio foi um dos melhores programas.

porto17.jpg

Mais fotos para este post enorrrme:

porto15.jpg

porto16.jpg

 

24 comentários sobre “Andando pelo Porto e adorando!

  1. Rodrigo Purisch disse:

    Mô,
    Viagem muito gostosa! Muito boas as fotos! Se cuida Arnaldo!rsrs

    A descrição da viagem do Arnaldo e a sua estão me dando vontade de conhecer Portugal. Olha que ela estava lá no fim da fila das prioridades turísitcas… Um abraço

    PS: O japão sai esse ano? Devo postar algo em breve para comemorar o centenário.

  2. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens disse:

    ESTA é uma das cidades mais bonitas de Portugal, que infelizmente só fui UMA vez e há cerca de 20 anos, acredita? Pois é. Agora, viajando nesse texto e nessas fotos, me veio à cabeça uma vontade de fazer um roteiro de carro a partir do Porto, passando por Braga e indo até Santiago de Compostela. O “problema” (doce, convenhamos!) e que eu tenho como meta conhecer 80 países na minha vida e ainda estou em 30 apenas! Faltam 50. E tempo! Aí vou deixando para trás lugares que quero tanto rever e fazer isso com calma. PORTUGAL é um excelente país para se conehcer de carro. E todo, já que é pequeno e com ótima infra-estrutura de hospedagem e de estradas. Um passeio que adorei foi visita ruma das antigas adegas de vinho do Porto na beira do rio. Você lembra-se de como se chamam aqueles barcos lindos que transportavam os tonéis de vinho pelo rio? É um nome interessante, e recordar é viver!

  3. Emília disse:

    Mô, de maneira bem apropriada, esse post me deu uma saudaaade…😀 Adorei o Porto e voltaria lá sem dúvida: o ambiente da cidade é muito especial. Mas acho que não é para todos os gostos (eu particularmente gosto): ela é sóbria (às vezes um pouco sombria) e melancólica. Mas muito linda e interessante. Um beijo!

  4. Mô Gribel disse:

    Oi, Arnaldo! Puxa, 80 países? É uma meta e tanto! Mas 30 já conhecidos é fantástico também. Eu gostei tanto de Portugal que vou tentar encaixar novamente no final deste ano. Eu bem que tento, mas tenho mania de repetir os lugares que gosto. Aliás, fazendo a minha contagem, eu cheguei a 8! Puxa, falta um monte ainda…
    Quanto aos barcos, encontrei este texto que consegue explicar melhor que eu:
    O barco rabelo, um símbolo da cidade do Porto, tem características mediterrâneas, nórdicas e orientais sem que nenhuma delas se destaque.

    Aos barcos de couro que inicialmente circulavam no rio Douro sucederam-se os de madeira e as embarcações foram-se adaptando às dificuldades do percurso, adoptando características de diferentes povos.

    Como barco de rio de montanha, o rabelo não tem quilha, tem um fundo chato, e a sua construção é feita de tábuas superpostas. A vela é quadrada, formato comum aos barcos do Norte e do Sul.

    A sua identidade ficou definida em 1792, altura em que a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro, publicou os alvarás e as leis da Companhia.

    Os barcos rabelos ficaram famosos pelo transporte das pipas com o vinho da região, fazendo a ligação entre o Porto e as terras de riba-Douro.

    Actualmente, são o meio utilizado pelos turistas para passeio no rio.

  5. alexandre disse:

    Olá Mô
    Obrigado pelo seu belíssimo olhar sobre minha belíssima cidade.
    Apenas uma pequena correção (espero que não se zangue). Essa ponte (D.Luís I) que refere como sendo projecto de Gustave Eiffel é, na realidade, projecto de Teófilo Seyrig que havia sido sócio de Eiffel aquando da construção da Ponte D. Maria Pia, a montante da Ponte D. Luís I, que era ponte ferroviária e se encontra desactivada desde finais dos anos 80

  6. Karina disse:

    Olá Mô,
    amei seu blog, parabéns!
    Preciso de uma dica. Vamos para Europa em julho/10 e teremos 7 dias em Portugal. Pensei em 3 dias e meio em Lisboa (conhecendo cidadezinhas próximas) e ir de alfapendular para o Porto, onde ficaremos 4 dias. Vc. acha muito tempo só para o Porto? Como posso dividir melhor esses dias?
    Obrigada!

  7. Mô Gribel disse:

    Oi, Karina.
    Vc diz 3 dias e meio porque está contando com a chegada? É meio arriscado e a gente chega podre de cansada!
    Mas com 7 dias eu faria assim, se eu não conhecesse ainda:
    – 3 dias em Lisboa – sem sair da cidade, pois há tanto o que ver lá que não daria tempo.
    – 1 dia em Alcobaça – é lindo, dá para ir até Nazaré, que é a praia, com falésias, muito bonito.
    – 1 dia em Aveiro – amei a cidade!
    – 2 dias no Porto – pra mim é mais que suficiente, tudo se faz a pé.
    Uma dica para este roteiro: alugue um carro para sair de Lisboa, não para rodar lá.
    De Lisboa até Alcobaça são 120 km mais ou menos, de Alcobaça a Nazaré são 30 km, de Nazaré até Aveiro são mais 100 km e de lá até o Porto mais uns 150km acho.
    E as estradas – a A1 e A4 – são perfeitas.
    Espero ter ajudado.
    Se não quiser passar em Alcobaça, fique mais um dia em Lisboa.

  8. DEMITRIAM ROMANOF STUART CORTES disse:

    EU AINDA NÃO FUI EM PORTUGAL MAIS MEU DESEJO IR POIS SÓ IREI EM 2014 MAS DESEJO IR ANTES QUERO MORAR EM NESTE BELO LUGAR EU DEMITRIAM ROMANOF STUART CORTES DECLARO QUE PORTUGAL E UM BELO LUGAR

  9. Flávia disse:

    Olá! Por favor, vc pode me recomendar algum restaurante para noite de ano novo em Porto? Somos 11 (8 adultos e 3 crianças) e queria algo animadinho, pelo menos para brindar c certa festividade a chegada de 2011. Agradeço a atenção!

  10. Renata disse:

    Gostei muito dos comentarios, especialmente porque iremos para Portugal em 25-12, portanto, as fotos conseguiram nos mostrar como poderá ser a paisagem por la´nesta época. Ficaremos ate- dia 04-01 e estou me desdobrando para fazer o maximo de passeios, pois cada vez que conheço algum lugar deste pais, gosto mais, fiquei curiosissima !Estarei com 3 filhos em idades bem diferentes (10, 22 e 25 anos) e mais uma tia de mais de 60…passeios precisam ser ecleticos ..rsrs como opçao de Reveillon reservei uma mesa no Hard Rock Lisboa, e acho q podermos nos divertir bem. Ja´até estou achando que teremos poucos dias para passear… e com certeza , mesmo antes de ir, ja´temos vontade de programar uma outra viagem para Portugal.Abraços

    • Mô Gribel disse:

      Oi, Renata!

      Você ficará quantos dias em Lisboa?
      Tem passeios para toda a família, não se preocupe!
      Eu incluiria uma ida ao Aquário de Lisboa, é lindo e pode ser feito no dia 1/janeiro, quando a maioria dos locais está fechado. Confirme antes se estará funcionando, pois fiz esse passeio no mesmo dia há 3 anos.
      Linda viagem pra vocês!

      • Renata disse:

        Oi Mo,
        obrigada pelo retorno.Fiz uma agenda para nos organizarmos melhor.Chegaremos dia 26-12 em torno da hora do almoço, e ja temos um passeio noturno para Lisboa no mesmo dia.Só nos falta decidir um bom restaurante para nossa estreia em Lisboa.Estaremos no Hotel Turim Av Liberdade , e acredito que deva ter bons lugares para comermos por perto.Dia 27-12 faremos tour por Lisboa, Sintra, Casacais e Estoril.No dia 28, Obidos, Alcobaça, Nazaré, e Fatima, claro.Dia 29 vamos de trem para o Porto, quero q meus filhos sintam o que é trem na Europa, pois é a primeira vez deles por la´. Teremos 2 dias por la´, mas quero incluir uma visista a Braga e Guimaraes, pois o mais novo é louco por castelos. Retorno a Lisboa de carro dia 31 e a visita ao aquario ja esta´agendada para o dia 01-01, coincidindo com sua sugestao. Ja entrei em contato via email e me disseram que estará aberto a partir das12h do domingo/feriado.Na segunda pretendo conhecer algo da regiao de Evora ou Sessimbra, para que possamos ficar dia 3 em LIsboa, curtindo a cidade antes de embarcar no dia 4.
        Realmente, já achei pouco tempo, vai faltar muita coisa p conhecer…Confesso que estou tendo alguma dificuldade em saber por onde procurar passeios para fora de Lisboa …mas com certeza a vaigem vai ser mto boa…e tomara que esteja fazendo um friozinho, sem muita chuva….rs

      • Mô Gribel disse:

        Olha só:

        Óbidos, Alcobaça, Nazaré e Fátima me parece muita coisa para o mesmo dia. Tudo bem de vcs deixarem Batalha de fora, é mais um mosteiro medieval, mas eu incluiria mais um dia e faria Batalha e Fátima.
        Dois dias para o Porto é perfeito, pq tem Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio, mas incluir nesses 2 dias Braga e Guimarães é bobagem. Vcs não irão conhecer nada do Porto…
        Eu tb deixaria Evora e Sessimbra pra uma outra ocasião, visto que Lisboa tem muiiiiiita coisa para conhecer!
        Sem querer palpitar e já palpitando, eu faria assim:

        26/12: só jantar fora e dar uma passeada pelos arredores do hotel. Ninguém chega inteiro depois de 11h de voo, se for direto.
        27/12: Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Museu de Coches e comer um pastel de belém.
        28/12: Óbidos, Alcobaça e Fátima. Desde que não fique muitas horas em Óbidos, dá para terminar o dia em Fátima.
        29/12: Porto, eu iria até o Palácio da Bolsa, faria um tour pelas pontes de barco.
        30/12: Catedral, conheceria a estação de trem que é linda, passearia pelas ruas, não deixando de tomar um café no Majestic. Tem tb um tour de ônibus que é super bacana!
        31/12: volta pra Lisboa e jantar no Hard Rock.
        01/01: Aquário de Lisboa e Parque das Nações.
        02/01: Sintra, Cascais, Estoril.
        03/01: Lisboa: Castelo, Catedral, Bairro Alto, Alfama, Bonde 28, e tudo mais que o centro mostrar.

        Olha, é muita coisa para ver, mas pensa que vc sempre pode voltar….
        Beijo!

  11. PRISCILA disse:

    BOA .TARDE TUDO BEM…ESTOU ORGANIZANDO A MINHA VIAGEM A PORTUGAL E ESPANHA INDO DIA 10 DE FEV E RETORNENSNDO DIA 26.
    É NOSSA PRIMEIRA VEZ NA EUROPA E ESTAMOS ACERTANDO O ROTEIRO…VCS PODEM ME AJUDAR.QUEREMOS CONHECER LISBOA,FAZER AS PRINCIPAIS REGIOES,PORTO,SANTIAGO DE COMPOSTELA,MADRID,BARCELONA E SEVILHA..UFA,SEMPRE DE CARRO,AVIAO OU TREM.

    • Renata disse:

      Priscila, as dicas q recebi foram otimas e AMAMOS nossa viagem… com certeza voltaremos.Se quiser detalhes e dicas, me escreva no renatadri@hotmail.com que te contarei, ok ?Fui com 2 filhos adultos e um de 11 anos, mais uma tia de 65…. grupo bem diverso, e a primeira vez deles na Europa…passeios variados, mas todos gostaram e ja estamos programando a proxima.COnhecemos varios lugares em 10 dias, de carro, trem, Van e mto passeio a´pé tambem…posso te mandar umas fotos p ter noçao tambem, abraço, te aguardo

    • Mô Gribel disse:

      Priscila,
      Não conheço Madri, Sevilha, Barcelona e Santiago de Compostela.
      Mas já te digo desde já: você terá do dia 11 ao dia 25, são 15 dias. Juntando Lisboa e Porto e principais regiões como você diz, vai virar maraturismo (rs).
      Em Portugal eu ficaria 3 dias inteiros em Lisboa, 2 inteiros no Porto. Entre Lisboa e Porto, pararia 1 dia em Alcobaça e Nazaré, 1 dia pra Óbidos, 1 dia em Coimbra, 1 dia em Aveiro. Tudo isso fica entre as duas cidades e é imperdível.
      O restante, 3 dias em Madri e 2 em Barcelona. Você vai perder 1 dia nesse deslocamento porque são 628 km. Sevilha e Santiago ficam de fora, elas não vão fugir (rs).
      E se você for religiosa, perto de Alcobaça tem Fátima e Batalha, lindas também.
      Mas lembre-se que você irá perder ao menos 1h do seu dia com deslocamentos.
      Eu fiz esse roteiro com pequenas alterações no tempo em cada cidade e gostei.
      Pense bem, você não quer mesmo passar suas férias arrumando e desarrumando mala, fazendo check in e check out em hotel, né?🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s